24 maio 2013

Esse friozinho pede um bom fondue

               Como por aqui na região sul está aquele friozinhoooo básico da estação, a noite sempre pede gordices. Não tem jeito, a gente precisa comer alimentos que ajudam a esquentar (pelo menos está é a sensação). Uma boa pedida é um delicioso fondue (hummm... dá aquela água na boca só de lembrar).
               Eu prefiro de queijos e de chocolcate, claro. Este é um prato superbacana, que você pode fazer em casa sem mesmo ter grandes habilidades na cozinha (o que é o meu caso... risos). Não demanda tempo e é uma excelente forma de reunir as amigas ou até mesmo preparar um jantar romântico para o seu amor. Aí é só você dar uma forcinha adicional, decorando o ambiente com velas e flores para ficar mais aconchegante.
               Vamos a receita, então? Para o fondue de Queijos você vai precisar de: 800 g de queijo gruyere ralado; 400 g de queijo emmenthal ralado; 1 dente de alho sem casca partido ao meio; 1 xícara (chá) de vinho branco; 1 colher (chá) de suco de limão; 2 colheres (chá) de maisena; 4 colheres (sopa) de leite; 4 colheres (sopa) de vodca; 3 pitadas de pimenta-do-reino; 1 pitada de noz-moscada.
               Agora veja como é fácil preparar. Esfregue o alho na parte interna de uma panela própria para fondue. Em seguida, coloque o vinho e o suco de limão e leve ao fogo até amornar. Abaixe o fogo, e acrescente os queijos. Mexa bem, até começar a derreter. Após, adicione a maisena dissolvida no leite mexendo sem parar (faça movimentos como se estivesse escrevendo o número oito). Acrescente a vodca, a pimenta e a noz-moscada. Misture por mais 2 minutinhos ou até ficar cremoso. Aí é só transferir a panela para o fogareiro e está pronto para degustar.
               Você pode servir com pedaços de pão, carne e frango grelhados (na hora), batata. É só espetar o garfo de fondue (aqueles compridos, parecidos com um espeto) e mergulhar no creme de queijos. Fácil, né! Ah... no mercado você também já encontra aquelas preparações prontas para fondue. É só seguir o modo de fazer. Simples, simples. E para harmozinar, um bom vinho tinto é essencial. Opte por aquele que você mais goste e é só aproveitar

Beijos da Chirley e até segunda-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.